4 de ago. de 2014

DKW Fissore

O Fissore foi um carro projetado pelo estúdio italiano de mesmo nome encomendado pela Vemag para ser produzido exclusivamente no Brasil.


A linha DKW já contava com o Belcar, a Vemaguet e o jipe Candango, e querendo um modelo mais sofisticado a Vemag encomendou um projeto ao estudio italiano Fissore exclusivamente para o mercado brasileiro, o Fissore era um sedan de 2 portas, e usava a mesma plataforma e mecânica do Belcar, porém o motores escolhidos para ele eram os que apresentavam melhor desempenho no teste de dinamômetro, eram chamados de motores S. Sua beleza deixou o público maravilhado, possuia linhas elegantes e uma ampla área envidraçada e dizem que suas linhas inspiraram a BMW a mudar a identidade visual dos seus carros nos anos 60. 

 Foto: Antigos Verde Amarelo

Mas apesar de ter sido apresentado em 1962 houve um atraso no cronograma e o Fissore só chegou ao mercado em 1964 e custando muito caro.


 
A tampa do porta malas que era cortada até a altura do para-choque acabou ficando acima da lanterna no modelo 66, um retrocesso se fosse nos dias de hoje.














Em 67 mais modificações, as lanternas traseiras ficaram maiores e pequenas mudanças na grade dianteira, o sistema elétrico passaria a ter 12V. Este seria o último ano do Fissore e dos DKWs, pois a empresa já estava sob controle da Volkswagen. Foram produzidas 2489 unidades.


Curiosidades:
 
Existiu um modelo DKW de mesmo nome na Argentina, mas era completamente diferente do modelo brasileiro.
 
Um projeto do estúdio Fissore para uma versão perua com 4 portas, mas o projeto não foi adiante.