VEMAG - De
propriedade de brasileiros e dirigida quase que exclusivamente
por brasileiros,
a Vemag foi fundada em julho de 1945 montando veículos
agrícolas e importando veículos Studebaker depois caminhões
Scania-Vabis, a partir de 1956 começou a produzir sob-licença veículos
DKW da alemã Auto-Union. Sua sede ficava no bairro do Ipiranga
em São Paulo.
Foto: Quatro Rodas
1956
- A primeira versão foi uma perua que se chamava apenas Camioneta DKW Universal que era o modelo F91 alemão, foi o primeiro carro nacional junto com a Romi-Isetta. Possuia motor
3 cilindros, 2 tempos, 900 cm3 e 38 hps.
Em 1958 a carroceria sofreu algumas mudanças na frente, interior, o teto ficou mais reto e o paralama traseiro não era mais uma peça separada da carroceria, a tampa traseira também mudou o sentido de abertura.
Em 1959 a Universal foi rebatizada para Vemaguet.
Em 1960 os DKWs ganharam um motor de 980 c3 e 44 hp e em 62 foi lançada a Caiçara que era um Modelo bastante despojado, sem muitos cromados e luxo, a tampa traseira era inteiriça, mas o modelo não
durou muito.
1964
- A linha DKW para esse ano deixou de ter portas com abertura suicida.
1965
- Por causa de um incentivo do governo para tornar os carros mais acessíveis a Caiçara foi ressuscitada como Pracinha. Outra novidade nesse ano foi
a adoção do sistema lubrimat nos DKW, era um equipamento
que misturava automaticamente óleo 2 tempos a gasolina.
1967
- A linha DKW já sob o controle da Volkswagen, apresentou nova
frente com faróis duplos, e sistema elétrico de 12 volts, além de uma nova lanterna traseira.
Este ano também foi o fim dos DKWs.