9 de mar de 2010

Camioneta DKW Universal/Vemaguet



A Camioneta DKW Universal (que mais tarde se chamaria Vemaguet) foi o primeiro carro nacional.
VEMAG - De propriedade de brasileiros e dirigida quase que exclusivamente por brasileiros, a Vemag foi fundada em julho de 1945 montando veículos agrícolas e importando veículos Studebaker depois caminhões Scania-Vabis, a partir de 1956 começou a produzir sob-licença veículos DKW da alemã Auto-Union. Sua sede ficava no bairro do Ipiranga em São Paulo.


Foto: Quatro Rodas

1956 - A primeira versão foi uma perua que se chamava apenas Camioneta DKW Universal que era o modelo F91 alemão, foi o primeiro carro nacional junto com a Romi-Isetta. Possuia motor 3 cilindros, 2 tempos, 900 cm3 e 38 hps.


Em 1958 a carroceria sofreu algumas mudanças na frente, interior, o teto ficou mais reto e  o paralama traseiro não era mais uma peça separada da carroceria, a tampa traseira também mudou o sentido de abertura.

Em 1959 a Universal foi rebatizada para Vemaguet.

 Foto: DKW Clube
Em 1960 os DKWs ganharam um motor de 980 c3 e 44 hp e em 62 foi lançada a Caiçara que era um Modelo bastante despojado, sem muitos cromados e luxo, a tampa traseira era inteiriça, mas o modelo não durou muito.




1964 - A linha DKW para esse ano deixou de ter portas com abertura suicida.

1965 - Por causa de um incentivo do governo para tornar os carros mais acessíveis a Caiçara foi ressuscitada como Pracinha. Outra novidade nesse ano foi a adoção do sistema lubrimat nos DKW, era um equipamento que misturava automaticamente óleo 2 tempos a gasolina.

1967 - A linha DKW já sob o controle da Volkswagen, apresentou nova frente com faróis duplos, e sistema elétrico de 12 volts, além de uma nova lanterna traseira. Este ano também foi o fim dos DKWs.