A Isetta era um microcarro produzido na Europa, de desenho italiano foi apresentada em 1953 pela Iso, em 1955 concederam os direitos de produção para a alemã BMW e a brasileira Romi. Sua principal característica era uma única porta na parte da frente do veículo.
A Romi-Isetta foi lançada em 1956 no Brasil, inicialmente possuia motor Iso de 243 cilindradas, apesar de ter sido o primeiro carro nacional, muitos não a consideravam um automóvel de verdade por não ter ao menos duas portas e quatro ligares, o mérito ficou com a DKW Universal, que foi apresentada 2 meses depois.
A Romi-Isetta foi lançada em 1956 no Brasil, inicialmente possuia motor Iso de 243 cilindradas, apesar de ter sido o primeiro carro nacional, muitos não a consideravam um automóvel de verdade por não ter ao menos duas portas e quatro ligares, o mérito ficou com a DKW Universal, que foi apresentada 2 meses depois.
Em 1958 sofreu pequenas mudanças e no ano seguinte recebeu um motor BMW de 300 cc, muito mais eficiente que o antigo Iso. Mas por falta de incentivos fiscais a Romi encerrou sua produção no final de 1959, mas ficou sendo montado com o as peças que restaram na fábrica até 1961, mas em baixíssima escala.
A Diaseta foi uma tentativa de reviver a Romi-Isetta nos anos 80, mas não vingou.
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